Série documental “Para Além do Cérebro”


Próximo episódio 26 de maio, pelas 23:00, na RTP1
Ver mais

Prémio Maria de Sousa 2025


Candidaturas abertas até 31 de maio 2025
Ver mais

BIAL Award in Biomedicine 2025

Nomeações abertas até 30 de junho 2025
Ver mais

Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência
e no conhecimento em Portugal e no mundo.
Ver mais

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Saber mais

O seu cão tem competências sociais?

Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.

Saber mais

Notícias

Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022 já tem vencedor

Daniel Guimarães de Oliveira é o vencedor da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022 (BDNG), uma iniciativa da família do professor Nuno Grande, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Fundação BIAL.

Saber mais

A incidência de EQMs nos sobreviventes de UCIs

A equipa de investigação liderada por Charlotte Martial analisou a incidência das experiências de quase morte (EQMs) em pacientes que estiveram internados, durante pelo menos 7 dias, em unidades de cuidados intensivos (UCIs), independentemente da doença crítica a que sobreviveram. Dos 126 entrevistados, 15% reportaram ter tido uma EQM. A propensão para estados dissociativos, bem como as crenças e práticas espirituais surgiram como fortes preditores da emergência de EQMs. Estas, por sua vez, não estavam associadas de forma significativa à qualidade de vida dos pacientes avaliada passado 1 ano. Estes resultados surgem no artigo Incidence of near-death experiences in patients surviving a prolonged critical illness and their long-term impact: a prospective observational study publicado na revista científica Critical Care e derivam do projeto de investigação Characterization of “Near-Death Experiences” through the comparison of experiencers and non-experiencers’ particularities: inter-individual differences in cognitive characteristics and susceptibility to false memories, apoiado pela Fundação BIAL.

Saber mais

A área motora suplementar está envolvida no controle automático do comportamento?

Ignacio Obeso, investigador principal do projeto de investigação 230/18 - Unraveling the mechanisms behind automatic and emotional control: Psychophysiological, cortical excitability and functional connectivity measures, apoiado pela Fundação BIAL, pretendeu testar o possível papel direto da área motora suplementar (AMS) na inibição de respostas automáticas e voluntárias, recorrendo a duas técnicas inibitórias de estimulação cerebral não-invasiva (NIBS) aplicada na AMS, designadamente: estimulação magnética transcraniana repetitiva (rTMS) e estimulação de campo magnético estático transcraniano (tSMS). Os participantes receberam tratamento real e simulado (sham). Não se verificou um impacto relevante do tipo de tratamento (rTMS e tSMS) ou da condição (real vs. sham) nas fases de treino e de teste em tarefas de go/no go e stop signal. Os dados parecem indicar que a AMS tem um envolvimento reduzido ou indireto no controlo automático do comportamento. Estes resultados são apresentados no artigo The supplementary motor area and automatic cognitive control: Lack of evidence from two neuromodulation techniques publicado na revista científica Journal of Cognitive Neuroscience.

Saber mais